Seria erro dos pais ou do museu? A inocência não pode ser abalada!

"Na infância.. Bastava sol lá fora e o resto se resolvia." Fabrício Carpinejar



Fotos e vídeos registrados da performance 'La Bête' no Museu de Arte Moderna em São Paulo (MAM) na Mostra Panorama da Arte Brasileira, na tarde desta quinta-feira (28) deu o que falar. Os registros mostram um artista nu, deitado no chão do museu imóvel e uma menina que aparenta ter cinco anos, tocando observando e tocando os pés do artista.

Nas imagens é possível ver a criança mostrando curiosidade enquanto engatinha pelo tatame, ao lado de uma mulher adulta que toca os pés do artista algumas vezes. A menina é incentivada a participar pela mulher adulta, ela ri, e toca rapidamente os pés e a canela do rapaz e volta à plateia enquanto o público sorri. Ele continua imóvel em seu 'papel'.

Através da página no Facebook, o Museu de Arte Moderna se pronunciou dizendo que ' a sala estava devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística' e que 'é importante ressaltar que o material apresentado nas plataformas digitais não apresenta este contexto e não informa que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada e supervisionada por sua mãe'.

Claramente, que na internet, um turbilhão de opiniões surgiram, deste 'atentado contra uma criança inocente'. Alguns defendiam o vídeo dizendo 'ser cultura', enquanto outros acusaram o museu de 'incentivo à pedofilia'. "As referências à inadequação da situação são fora de contexto", diz a nota do museu.

A 'cultura' que todos observam neste vídeo não existe para uma criança, por mais que a nudez seja algo natural, uma criança não deveria passar por um momento deste em PÚBLICO. A menina, assim como qualquer criança deve aproveitar as coisas boas da vida. Devemos PRESERVAR e MANTER  a inocência e infância de todas as crianças. E sem dúvidas em minha opinião, apesar de todas as placas e alertas o museu deveria ter barrado a entrada da menina.

Alguns ainda disseram ser liberdade de expressão, e que seja, mas que não ataque a inocência de uma criança. A 'cultura' que existia ali é destinada ao público adulto, e uma criança NUNCA deveria assistir. Não sei se foi imprudência do museu (que deveria barrar), ou dos pais, mas que aquilo ficará marcado para sempre naquela menina, vai.

Possa ser que exista uma cultura nesta peça, mas uma criança não deveria assistir, mesmo com o consentimento dos pais.

Reprodução da coluna Enfoque na Folha de Dourados. Texto de minha autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha respeito ao fazer um comentário!

DESTAQUE

Não conseguimos ser livres

Já percebeu que o tempo passa todos os dias rápido, muito rápido e quando deitamos, num piscar de olhos já é outro dia. Quando piscamos, ou...